Jailsamer a Cidade Dourada
- Admin
- 13 de mar. de 2012
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de abr. de 2021

A Cidade Dourada ou a Cidade do Sol é realmente, dourada, porque é praticamente toda construída de sandstone, um arenito amarelo com um toque dourado.
É uma cidade diferente, tem uma astral muito bom, mas ali tratam os animais (vacas e cães) muito mal, sem a menor consideração. Dentre todas as cidades que conheci na Índia essa foi a que mais maltratava os bichos. As vacas comem lixo nas ruas e os cães são maltratados, chutados, cansamos de ver e intervir.
A maioria dos habitantes de Jailsamer são descendentes dos Bhatti Rajputs, conhecidos como grandes guerreiros.
A cidade vive do turismo e de seu status como base militar estratégica nos embates com o vizinho Paquistão. Existem verdadeiros palácios no deserto que são hotéis de mais de 5 estrelas e a maior aventura são os safaris de camelo que podem durar um único dia, ou até 15 dias, com serviço vip, acampamentos com cama, serviço de chá em prata e porcelana inglesa!

Os turista gostam de se hospedar dentro do forte porque é mais turístico, mais pitoresco e tem tudo perto, ao alcance.
Ficamos em um hotel fora do forte um pouco distante do centro, mas muito agradável, limpo e barato em 2012, o Hotel Rose Villa . (foto ao lado).
Os proprietários eram um jovem casal de bramanes muito simpático. A dona do hotel preparava o café pessoalmente algumas vezes e era muito legal, mas no último dia o Joshi (o proprietário) pisou na bola conosco ao nos vender uma passagem num ônibus Super Premium De Luxe com leito e ar condicionado.

Nós perguntamos se era o mesmo ônibus da foto que ele ostentava orgulhosamente na parede do saguão, pois já havíamos estado na Índia e nos enganaram com esse truque de mostrar a foto do um tipo de ônibus ou carro e no final ser outra coisa! Ele não titubeou. Disse que era um ônibus novo, bom, que podíamos confiar, mas ao chegarmos na parada (nem estação era) o ônibus além de velho estava caindo aos pedaços, literalmente. O para-brisas estava quebrado e era simplesmente nojento. Eu não queria ir viajar naquilo, mas a Roberta insistiu e fomos. Quando eu disse para o motorista que no meu país aquele ônibus seria proibido de rodar e estaria num ferro velho ele riu. Esta foi a pior viagem da minha vida, pois além do desconforto ficamos com nojo da cabine leito super de luxe. Forramos tudo com nosso paninhos indianos, depois de limparmos com lencinhos umedecidos e foi isso que nos salvou.
Ligamos para o Joshi, ainda da parada de ônibus e ele não atendeu, mandamos e-mail de Jaipur e ele nem respondeu.
O Hotel Rose Villa é bom, muito legal, a esposa dele era bacana, o lugar muito limpo e gostoso, os meninos que trabalham lá também são bem legais MAS não comprem passagens com eles.

Te vendem algo como na foto ao lado e não é a realidade que você encontrará depois. Aliás, em todas as agencias de turismo e venda de passagens, da Índia, as fotos dos ônibus são os mais modernos, você até vê alguns nas ruas de cidades turísticas (que são de agencias de turismo que levam excursões). Te garantem que você viajará no veiculo das fotos mesmo que você diga inúmeras vezes que não acredita. Eles dão a palavra, dizem até que devolvem o dinheiro (claro, pois sabem que você não vai voltar e passar pelo inferno novamente por causa de uma merreca), mas a verdade é quem mentem e os ônibus são um lixo sempre e ponto final!!!
Os indianos são simpáticos, legais, solícitos, fazem tudo para te agradar, mas não se engane. Você é turista! Esteja na Índia ou na Tasmânia, sempre será um turista e nesse mundo sempre existe alguém querendo enganar os turistas.

Neste ônibus tivemos uma noite terrível e chegamos muito cansadas e exaustas em Jaipur.
Jailsamer é uma cidade agradável mas poeirenta por causa do deserto. Tem um povo simpático mas que maltrata muito os animais. A comida gostosa e o comércio farto com muitas joalherias baratas e, como não lembrar, com safaris para o deserto de Thar.
Vou falar em seguida e adicionar belas fotos.

コメント