Dharamkot (em construção)
- Admin
- 22 de nov. de 2007
- 3 min de leitura
Dharamkot fica mais acima de McLeodGanj, e é o lugar muito belo e a caminhada vale a pena.
No centrinho de McleodGanj, há uma rua que leva ao Triund Hill. Na esquina fica o Hotel Lhasa e subindo a rua, e caminhando por 15 a 20 minutos chega-se em Dharamkot, onde vivem muitos estrangeiros e onde também está o centro de meditação Vipassana, Dhamma Shikara, bem como o Centro de Meditação Tushita, que é um centro para o estudo e prática do budismo na tradição tibetana Mahayana.
Vipassana, Dhamma Shikara
Centro Dharma Sikara Himachal Vipassana é um centro de medtição vipassana na tradição de Sayagyi U Ba Khin como ensinado por S.N. Goenka o homem que redescobriu o Vipassana, conhecido desde os tempos de Buda Shakiamuni
Vipassana, que significa ver as coisas como elas realmente são, é uma das mais antigas técnicas indianas de meditação. É uma forma de auto-transformação através da auto-observação
Atualmente os cursos, que existem no mundo todo, são ministrados por dez dias e o estudante tem que ficar em retiro pois precisa seguir um rigoroso código de disciplina, entre eles não falar. Nos 10 dias as pessoas tem que se abster de alguns tipos de comidas, de bebidas e outras substancias tóxicas, como o cigarro, além das drogas, e sexo. Aprende várias técnicas de respiração e relaxamento e, como dizem no site, “Todas as pessoas sinceras são bem-vindas para participar de um curso Vipassana para ver por si mesmos como a técnica funciona e para medir os benefícios. Todos os que tentam isso vão encontrar Vipassana para ser uma ferramenta inestimável com a qual alcançar e compartilhar a felicidade real com os outros.”
Centro de Meditação Tushita
Tushita é um centro budista, da tradição Mahayana onde se pode estudar e praticar o budismo através de cursos, retiros e meditação guiada. Basta entrar no site, olhar o calendário agendar, pagar e partir para lá. No inverno faz muito frio.
O Centro foi fundado em 1972 por Lama Thubten Yeshe e este centro é coirmão do Monastério Kopan de Katmandu, no Nepal, também fundado por ele e seu companheiro Lama Thubten Zopa Rinpoche. Juntos foram, como professor e discípulo, para o exílio na Índia, onde encontraram seus primeiros alunos ocidentais em 1965. Em 1971 estabeleceram-se em Kopan, no Nepal.
Em 1972, devido ao crescimento de interessados em aprender com eles, resolveram abrir um centro irmão, em McLeod Ganj, na Índia. Inicialmente denominado de Retiro Tushita, pois muitos alunos e professores ficavam internos, foi renomeado como Centro de Meditação Tushita.
Lama Yeshe, que nasceu no Tibete em 1935 e com apenas seis anos de idade, entrou na Universidade Monástica do Sera, no Tibete, morreu em 1984, e já em 1985 reencarnou na Espanha como Tenzin Osel Rinpoche.
Dharamkot é um local agradável para longos passeios bucólicos e também é a base perfeita para caminhadas para alguns picos do Himalaia, como Triund Hill, Illaqua, Indrahar Pass, etc.
Passando Dharamkot, e caminhando 9 km numa subida constante chegamos a Triund Hill no sopé das colinas Dhauladhar, que está a 2.827 metros de altitude. Essa é a linha nevada considerada a mais facilmente acessível em todo o Himalaia começa a partir de Ilaqua, a 4 km de Triund.
Um bom caminhante levará cerca de quatro horas para chegar a Triund e outra hora e meia até duas horas para chegar a Ilaqua. No outro lado do caminho para o Triund Hill fica o Templo Galu Devi, quando a subida e a trilha se tornam exigentes., é local de descanso.
Serviço:
O centro Vipassana, Dhamma Shikara e o Tushita fica mem Dharamkot, McLeodganj
Vipassana, Dhamma Shikara
Telefones: [91] 92184-14051 e [91] 92185-14051
Não funciona no período de inverno rigoroso.
É necessário entrar no site, casdastrar-se, preencher formulário e entrar na lista de espera.
https://www.dhamma.org
Centro de Meditação Tushita
Funciona de fevereiro a novembro
De segunda a sábado
Das 9:30 às 11:30, fecha para almoço e reabre das 12:30 às 16:00.
http://tushita.info/
Comments